Inadimplência da taxa de condomínio ultrapassa 30%

Após mais de 500 dias de pandemia, os condomínios continuam precisando de muito jogo de cintura para lidar com o novo cenário. Isso porque, além dos desafios da segurança sanitária, eles têm enfrentado um morador que já não era tímido e que continuou fazendo barulho durante a pandemia: a inadimplência. Segundo um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para A TARDE, só no mês de agosto deste ano foram 1.348 ações por inadimplência em condomínios, número que representa um crescimento de 7,2% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia. O número de inadimplentes, no entanto, pode ser ainda maior, uma vez que recorrer à Justiça acaba sendo a última saída dos condomínios. De acordo com o presidente do Sindicato de Habitação (Secovi), Kelsor Fernandes, antes de ajuizar uma ação, o síndico geralmente conversa ou tenta uma negociação com o morador. “Quando não tem jeito, ele vai à Justiça, porque é obrigação dele, ele precisa pagar funcionários, luz, manutenção de elevador”.
Saiba mais
Editorial, 15.OUTUBRO.2021 | Postado em Mercado

FGV: empresários mostram cautela e confiança de serviços cai em setembro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) teve no mês recuo de 2,0 pontos em relação a agosto, chegando a 97,3 pontos A confiança do setor de serviços do Brasil mostrou queda em setembro e interrompeu cinco meses de altas devido à cautela dos empresários, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta quarta-feira.
Saiba mais
Editorial, 04.OUTUBRO.2021 | Postado em Mercado

5 em cada 10 PMEs sofreram com aumento da inadimplência

Uma pesquisa especial da Serasa Experian, feita em junho de 2021, revelou que cinco em cada dez (49,4%) micro, pequenas e médias empresas brasileiras identificaram crescimento da inadimplência de seus clientes (consumidores e empresas) na pandemia. 45,2% desses empreendedores calcularam que este aumento na falta de pagamento de seus clientes foi de mais de 50% no período.
Saiba mais
Editorial, 29.SETEMBRO.2021 | Postado em Mercado

Inadimplência do varejo deve ficar em 4,06%, estima Ibevar

A estimativa de inadimplência do setor de varejo para setembro ficou em 4,06%. O resultado é 0,04 ponto percentual menor do que o índice efetivamente registrado em julho (4,1%). A previsão para setembro é uma média entre os índices mínimos e máximos estimados para os atrasos de pagamento de crédito com recursos livres, que ficaram entre 3,79% e 4,32%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).
Saiba mais
Editorial, 27.SETEMBRO.2021 | Postado em Mercado
Exibindo 16 de 28